Nossos Endorsees / Klaus Ximenes

Klaus Ximenes

Inovação, criatividade e ousadia. Mesclar o peso das guitarras distorcidas do metal com ritmos brasileiros como o baião, a princípio, pode não parecer uma boa ideia. Mas é justamente esse tema que fez com que o guitarrista paulistano Klaus Ximenes conseguisse grande repercussão com o disco “Carnaval From Hell”, recém-divulgado  no Japão .

A aceitação do público foi muito boa, que Klaus Ximenes decidiu inovar e ousar ainda mais ao gravar o seu mais novo projeto “Começando do Começo”, com a mesma gravadora, Tupiniquim – distribuição Tratore. O álbum contém músicas baseadas nos ritmos que serviram de influência e fizeram o guitarrista se interessar – ainda criança – pela música regional brasileira e a descobrir a profissão que seguiria mais tarde.

Após o lançamento dos dois cd´s o musico decide gravar o seu primeiro DVD. O novo projeto é composto por músicas de ambos os discos, “Carnaval from Hell” –, um álbum repleto de faixas instrumentais que, unificado ao –“Começando do Começo” –, completa  os batuques do baião – sobretudo das raizes da música nordestina – sempre com a presença marcante das guitarras.

Virtuoso e fiel à essência das raízes brasileiras, o músico mistura os ingredientes necessários e dá o toque de um grande Chef para ‘particularizar ’ seu som. Entre bemóis e sustenidos, os dedos parecem já conhecer os respectivos destinos antes mesmo de serem orientados pelo cérebro de Klaus. A harmonia do som com a criatividade do desenrolar das notas e uma marcante linha de contrabaixo torna consoante e desmistifica a tese de que a música brasileira precisa ser morna.

Em seu disco mais recente “O Cancioneiro” o musico  traz uma pegada diferente. Narrando as multifacetas do ser humano, Klaus conta histórias como a de Marcela, que gasta muito mas não vale o investimento, de Clara e sua meiguice e até de Paulo, que quer virar Paulinha. As histórias não param por aí e não poupam a irmã do Etê e a zoação com Meu Amigo é Zero, que nasceu com sorte para o dinheiro, mas azar para o amor. O bom humor está presente no disco que começa lustrando a fivela para se preparar para a Xuxada de Maria logo em seguida.

Da mesma forma que nos outros discos, é Klaus quem grava todos os instrumentos presentes nas faixas, indo dos arranjos da guitarra até as linhas de acordeom, sem deixar de lado a importância do batuque do baião e da essência da raiz do forró em suas canções. O disco é gravado pela Tupiniquim, mesma gravadora dos outros discos de Klaus, que prova que a parceria é realmente de sucesso

Klaus Ximenes estudou guitarra e voz no MI (Musicians Insitute), em Los Angeles. Mais tarde, recebeu o título de bacharel em guitarra popular na Uni-FMU FIAM FAAM (Faculdade Alcântara Machado). Possui 4 discos, sendo seu primeiro, cantado, lançado pela BMG Brasil, em 1996, contando com participações especiais, como Milton Guedes, Mauricio Barros e Dé (Barão Vermelho).

Após coordenar sua própria escola de música, Klaus Ximenes inaugurou a TV Cia da Música, um site especializado em transmitir shows ao vivo e divulgar o trabalho da música brasileira. No momento, o músico dá continuidade ao sucesso de seu álbum instrumental no Japão e divulga seu mais recente trabalho “Começando do Começo”.

Klaus Ximenes é endorsee das guitarras Tagima e dos cabos MAC CABOS além de atuar como especialista de produtos da marca Tagima.

Formas de contato


Vídeos


Deixe aqui o seu comentário